Começaremos nosso blog falando sobre uma das funções mais utilizadas no Excel.
A função SE() é amplamente aplicada quando o usuário precisava verificar uma informação e tomar um decisão baseada neste resultado.
Síntese da função
=SE( Teste Lógico ; Ação SE Verdadeiro ; Ação SE Falso )
Teste Lógico
Nesta etapa da nossa função temos que definir qual será o teste lógico a ser realizado para que possamos tomara a devida ação, por exemplo, podemos comparar se o fechamento do faturamento mensal ficou maior ou menor que a meta estabelecida. Ex.: Faturamento_do_Mês > Faturamento_Meta que significa: O faturamento do mês foi maior que a meta estabelecida?
Ação SE Verdadeiro
Nesta etapa devemos indicar o que o Excel vai fazer caso o teste lógico for verdadeiro, ou seja, com base no exemplo acima se o faturamento do mês foi R$535.000,00 e a meta era de R$525.000,00 o resultado será uma verdade (será um SIM para a pergunta acima) e se for verdade vamos escrever "Meta Atingida", salientando que toda vez que queremos escrever um texto dentro de uma função, devemos colocar este testo entre "aspas".
Ação SE Falso
Caso a resposta para a pergunta do teste lógico seja NÃO o executará esta parte da função, neste caso podemos escrever "Meta não Atingida".
Assim nossa equação fica
=SE( Faturamento_do_Mês > Faturamento_Meta ; "Meta Atingida" ; "Meta não Atingida" )
De forma prática seria:
Assista nossa Vídeo Aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário